E aí, encara o desafio de ler comigo 50 livros em 2017?

E aí, vamos ler 50 livros em 2017?5 min de leitura

Segundo a 4ªedição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil“, somos uma vergonha no quesito leitura de livros! Em 2015, o brasileiro leu em média 4,96 livros, sendo que apenas 2,43 desses foram lidos por inteiro!

Apenas para grau de comparação, os finlandeses, suecos e franceses leem, se eu não me engano, 21, 15 e 11 livros por ano respectivamente. Até os portugueses, presentes em muitas de nossas piadas, estão bem melhor do que a gente e devoram por volta de 8 livros por ano! Perdemos até para os argentinos nisso…

Resumindo: a coisa tá feia para o nosso lado…

Eu estava num período de “detox digital” na última semana do ano e, por algum motivo, comecei a pensar nessas coisas. Para mim, nunca foi problema devorar livros. Desde a época dos “Três Porquinhos“, o meu problema mesmo é parar de ler!

Vejo a minha namorada com o Kindle lendo um livro em um idioma diferente quase todo dia, acompanho gente que lê mais de 100 livros em um ano e conheço alguns bons “ratos de livrarias/bibliotecas”.

No meu mundinho pessoal, é um pouco difícil entender na prática o motivo que leva as pessoas a não lerem mais. As vantagens são enormes e, pelo menos da boca para foca, ninguém quer ficar estagnado na vida. Algo em que a leitura de livros ajuda.

Leia também: 9 Hábitos ou Dicas para Passar do Bom para o Ótimo

A pesquisa que eu falei no começo do artigo trouxe um caminhão de motivos (desculpinhas) que as pessoas dão para ficarem longe dos livros. A principal foi a “falta de tempo”. Não quero bancar o coach aqui, mas “falta de tempo” é questão de prioridade, certo? Pô, nem 1 livro por mês em média!?

Sem mais delongas, tenho um desafio para a geral! Dando uma de JK, a ideia é fazer um projeto de “50 em 1”, 50 livros em 1 ano! Já vi gente que faz 200, mas daí usam de outros meios que falarei mais ao final do artigo. A ideia do desafio é ler mesmo, “zóio nas letrinhas”, ok?

E aí, topa entrar nessa comigo?

Como vai funcionar

Disponibilizarei a lista de livros, de 4 em 4, antecipadamente no meu blog para quem quiser adquirir ou emprestar. Se o Excel não me zuou, 50 livros em 2017 é 1 livro por semana a partir de 15/01/2017.

Além disso, no início de cada semana (domingo), publicarei a “tática de leitura” com os capítulos por dia, entre outros conselhos para ajudar a bater a meta semanal. Postarei também as lições que tirei do livro da semana anterior.

Para receber os posts do desafio assim que forem publicados, assine a minha newsletter sobre livros. Esse é o meio mais fácil de ficar por dentro de tudo o que acontece nesse desafio! A galera que acompanha os meus conteúdos pela newsletter principal também receberá os avisos de novas postagens.

Simples, não? Qualquer dúvida, deixe um comentário!

Os primeiros quatro livros são:

Por que Fazemos o que Fazemos? – Mario Sérgio Cortella

Link para comprar na Amazon

Por que Fazemos o que Fazemos? - Mario Sérgio Cortella

High Tech High Touch – John Naisbitt

Link para comprar na Amazon

High Tech High Touch - John Naisbitt

Sapiens – Uma Breve História da Humanidade – Yuval Noah Harari

Link para comprar na Amazon

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade - Yuval Noah Harari

O Mercador de Veneza – Shakespeare

Link para comprar na Amazon

O Mercador de Veneza - Shakespeare

Como não ficar pobre com tanto livro

Se você tem espírito de Tio Patinhas, já deve estar pensando que sairá uma fortuna cumprir esse desafio de ler 50 livros em 2017, não é? Então, nem tanto!

Há algumas alternativas para economizar! Existe sempre a opção de comprar os livros em sebos, achar promoções na Internet ou adquirir um Kindle para comprar os livros (mais baratos) em formato digital.

Por sinal: vale muito a pena comprar um Kindle! Vale mesmo! Em alguns casos é até melhor do que um livro!

Outra dica para economizar é usar a “locadora” de livros da Amazon, o Kindle Unlimited, onde é possível alugar até 10 livros simultaneamente, pagando bem baratinho. Na verdade, nem precisa ter um Kindle para isso, dá para ler nos aplicativos Kindle para computador, smartphone e tablet.

Para quem não quem não quer entrar no desafio

Ok, você achou que 50 livros é muito e não quer entrar no desafio… ainda há uma saída para você sair da média e ajudar nas estatísticas brasileiras: os audiolivros! Eles ainda não estão tão populares no Brasil, mas serão um grande negócio por aqui! Sabe por quê?

Os audiolivros vão direto na maior desculpinha do brasileiro, a clássica “falta de tempo”. Você consegue ouvir de qualquer lugar: casa, trabalho, rua… qualquer lugar!

Já ouvi gente que até gostaria de ficar mais no trânsito para ouvir mais audiolivros! Acredita? Galera das grandes cidades, fica a dica!

Existem alguns audiolivros no Youtube, mas o bom mesmo é usar o Audible (em inglês) da Amazon ou o Ubook (em português). Ambos possuem uma coleção gigante e um período de degustação do serviço.

Agora não há mais desculpinha para ficar abaixo da média nacional!

Conclusão

Não se contente com resumos de livros. Sério! Eles matam grande parte do raciocínio do autor e são enviesados por quem os escreveu. Leia ou escute o livro inteiro. Se conseguir, faça isso até no idioma original.

Fazendo tudo certinho, juntando os 50 livros do desafio e ouvindo audiolivros no tempo ocioso, será um belo “100 em 1”, ou até mais que isso! Use a hashtag #50em2017 nas suas mídias sociais e assine a newsletter de livros para acompanhar o desafio de pertinho!

Vai entrar nessa? Deixe o seu comentário!

Quero ver a sua lista de leitura grandona em 31/12/2017! :)

Robson Cristian

Profissional de marketing com os dois pés em tecnologia. Formado em Sistemas pela UDESC, é programador e marketeiro desde 2003. Atualmente, está finalizando o MBA em Finanças do INPG, trabalha em uma empresa de software e mantém um blog para simplificar o mundo dos negócios.

  • Quais foram os principais aprendizados que tu retiraste do livro Sapiens Robson? Parabéns pelo trabalho, continue compartilhando!

    • Robson Cristian

      Mathias, obrigado! Vou ler o Sapiens pela primeira vez com a galera do desafio. Assim que eu terminar, vou colocar as lições em um post aqui. :) Abs

  • Emilly Melo

    Vou Entrar !! Mas eu tenho que ler só os livros que você passar ou pode ser opcional ??

    • Robson Cristian

      É opcional. Estou fazendo a lista mais para facilitar. O importante mesmo é ler os 50 livros e publicar o listão no final do ano! o/

  • Ana Paula Rodrigues

    Vou participar tbm =)

    • Robson Cristian

      Ana, muito legal! Em dezembro vai ter um listão de livros para postar! :)

  • Paulo S. Oliveira

    Eu tinha estabelecido meta parecida antes de conhecer esta sua campanha. Mas a minha é 25 livros em um ano, dois por mês. Já li 4. Por enquanto, dentro da meta.

    • Muito legal, Paulo! 25 é uma quantidade e tanto, cada um sabe das suas demandas diárias. Você está de parabéns!!! :D

  • Adriana Victoria

    Oi Robson! Adorei! Já leio isso há muito tempo…uma pessoa fora da curva.
    Agora estou estudando, e lendo muito…., mas adprei encontrar seu post e vou seguir para atualizar a minha lista de livros para ler. Sim, tenho uma lista que nunca acaba…adoro! Parabéns! Vamos incentivar mais e mais pessoas a adquirir o delicioso habito. Abraço!

    • Obrigado, Adriana! Você deve ter uma ótima lista de livros para indicar! Abraço :)