9 Hábitos para Passar do Bom para o Ótimo

9 Hábitos ou Dicas para Passar do Bom para o Ótimo5 min de leitura

Eu não sou muito velho, tenho apenas 26 anos, mas já aprendi a diferença que algumas pequenas coisas fazem no longo prazo. Algumas mudanças de rota que podem levar a caminhos tanto muito bons quanto muito ruins.

Separei uma lista com 9 hábitos, dicas, ou life hacks como algumas pessoas chamam, que eu acredito ajudarem qualquer pessoa a sair do bom e ir para o ótimo. Nada de muito complicado ou que faça milagre da noite para o dia!

Segue a lista:

1 – Faça auto-reflexão diariamente

Com a correria do dia a dia, eu meio que duvido que uma parcela grande das pessoas faça isso! Vejo por mim, tenho uma dificuldade enorme de desacelerar. Olho a quantidade de coisas pendentes, ligo o modo trator e vrrrrruuuuum! Independente se você é desse jeito ou não, é muito importante parar por um momento antes de dormir e se perguntar duas coisas: o que eu fiz de bom hoje? o que eu fiz de mau hoje?

2 – Leia pelo menos um capítulo de livro por dia

Você sabe qual é a ostentação dos bilionários de uns 3 anos para cá? Isso mesmo, livros! Bill Gates, Warren Buffet, Mark Zuckerberg, entre outros, já publicaram a sua lista de leitura. Já que não é muito fácil competir em tamanho da conta bancária, faça isso no tamanho da sua lista de livros. :) Leia 1 capítulo por dia. Você só precisa ler 3 livros por ano para ser melhor que a média da população brasileira. Com uns 10 ao ano, você é praticamente da elite literária brasileira! Moleza!

Não sabe o que ler? Inscreva-se na minha newsletter semanal sobre livros: clique aqui.

3 – Fique pelo menos meia hora por dia sozinho

Além daquele período de auto-reflexão, tenha um momento exclusivamente para você. Isso ajuda a clarear a mente. Não sabe que hora do dia fazer isso? Tente na hora do almoço! Coloque na sua agenda como qualquer outro compromisso, pegue uma xícara de café (chá, suco, whatever…), estique as pernas, coloque os fones de ouvido com alguma música que não atrapalhe o seu raciocínio e respire conscientemente.

4 – Pare com a vida digital após às 10h da noite

Se algo de muito importante acontecer depois das 10h da noite, tenha certeza que vão te ligar, fazer sinal de fumaça e até pombo correio aparecerá na sua janela! É uma desafio grande para quem é viciado, mas dá pra fazer! Precisa publicar algo após às 10h? Agende com um software como o Buffer.

5 – Desafie-se a aprender algo novo todos os dias

Essa é até bem fácil. Mesmo quem trabalha com muita rotina, consegue encontrar algo para aprender todos os dias. Basta ler um artigo um pouco diferente do seu cotidiano, perguntar para um colega como fez tal coisa ou acessar o Youtube no intervalo do cafezinho. Não há desculpinha para não aprender algo novo todos os dias!

6 – Defina um pequeno objetivo alcançável todos os dias

A endorfina quando liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. Definir algo pequeno e relevante para fazer no dia, ajudará a liberar endorfina e te “acostumará” a realizar! É como aquela frase: “Uma grande jornada começa com um pequeno passo”. Antes de ser o próximo Jorge Paulo Lemann, comece a realizar alguma coisa todos os dias!

7 – Aprenda algo novo não relacionado ao trabalho toda semana

Tente pelo menos uma vez por semana, aprender algo não relacionado ao seu trabalho. Como é bem mais fácil, provavelmente a coisa nova que você aprenderá todos os dias será relacionada à sua profissão. Bem, eu não sei com o que você trabalha, mas seguem algumas dicas: desenhar, pintar, cozinhar, montar coisas, …

Esse hábito poderia se chamar “tenha um hobbie”, mas eu evitei porque já cansei de ouvir isso como trocadilho ( Hobbie / Rob ). Pelo menos é melhor do que o “pedala Robinho”. haha Quem disse que foi só o Fernand(inh)o e a sua roupa que sofreram, né?

8 – Cerque-se de pessoas que tenham os mesmos objetivos

Essa eu confesso que dependendo dos casos é bem difícil! Se você quer ter uma vida de merda, é moleza encontrar uma galera para te acompanhar ao precipício, mas para ter gente que quer evoluir pra valer, é complicado! Mesmo assim, fuja dos corvos e busque se cercar de pessoas com os mesmo objetivos se você quer algo de valor na sua vida!

9 – Recompense-se por cada pequena conquista

Além da endorfina, que tal se recompensar por cada pequena conquista? Não vá, é claro, ficar torrando toda a sua grana com isso ou gerar outros problemas, como comprar uma gordice bacana todos os dias e detonar a sua saúde! Recompense-se com algo pequeno e sem grandes efeitos colaterais. :)

Bônus: encontre alguém que te tire da zona de conforto todos os dias

Essa dica é provavelmente a mais poderosa dessa lista! Eu aposto que a maioria das pessoas só fala “da boca pra fora” que faz isso. Sair da zona de conforto, dói! Não é algo que você faça sorrindo! Não rola um: “Yay! Estou saindo da zona de conforto!”.

Isso é algo que dificilmente você conseguirá sozinho! A minha dica para isso é: encontre alguém para te ajudar nisso, alguém em quem você confie! No meu caso, é a minha namorada. Ela é ótima nisso, não me deixa enrolar!

Conclusão

Duas doses de disciplina com uma pitada de boa vontade por dia e você conseguirá colocar essas coisas em prática. Os 10 itens são sugestões, use-as como quiser, tenha bom senso. Você sabe mais sobre a sua vida do que eu!

Felizmente ou infelizmente, no Brasil é muito fácil sair da média!

Já faz alguma dessas coisas ou adicionaria algo nessa lista? Deixe um comentário!

Robson Cristian

Profissional de marketing com os dois pés em tecnologia. Formado em Sistemas pela UDESC, é programador e marketeiro desde 2003. Atualmente, está finalizando o MBA em Finanças do INPG, trabalha em uma empresa de software e mantém um blog para simplificar o mundo dos negócios.

  • Guilherme Henrique Maciel

    Parabéns, Robson. As dicas são excelentes!!
    Continue com esses posts. Tenho certeza que podem ajudar muitas pessoas.