De que habilidades você precisa para o futuro?

Uma das questões mais polêmicas nos últimos anos é o futuro, ou até, o fim dos empregos. Chovem estatísticas sobre profissões que deixarão de existir nos próximos anos, aumento do desemprego em diversos países, ocupações que serão substituídas por máquinas e softwares, entre outras coisas preocupantes.

Nisso tudo, você deve se perguntar: o que precisarei para continuar trabalhando no futuro? Quais habilidades terei que aprender para não perder o emprego para um robô? Acredito que inevitavelmente a maioria ou todos os trabalhos repetitivos serão automatizados, o que me levou a duas habilidades que serão fundamentais para o futuro. (mais…)

"Não entrevisto negros"

“Não entrevisto negros”

No último final de semana, eu fiquei perplexo com um caso relatado no Linkedin pelo Sr. Theo van der Loo, presidente da Bayer S.A. Tão triste quanto perplexo, na verdade.

Qualquer pessoa com um mínimo de empatia também ficaria assim ao ver isso:

Fiquei pensando em que ser humano faria uma coisa dessa. Estamos no século XXI, somos sobrecarregados diariamente por notícias sobre os nossos progressos tecnológicos, mas ao mesmo tempo não somos capazes de vencer um preconceito. Absurdo! (mais…)

Chefes terríveis, síndrome de Estocolmo e a "dieta do desaforo"

Chefes terríveis, síndrome de Estocolmo e a “dieta do desaforo”

Com a crise no Brasil, muita gente está fazendo a “dieta do desaforo”. Todo dia engolindo absurdos para não entrar no “clube dos 12 milhões” (de desempregados). Um número que eu acredito ser bem maior…

Uma tristeza aqui, um desânimo lá. Aquele esquecimento frequente. A mente que não para. Você não consegue decidir nada e nem se concentrar. O peso parece ação da OGX, subindo e descendo intensamente o tempo todo… muitos sinais de algo pior que está chegando – a depressão. (mais…)

8 tipos de pessoas que você deveria manter longe da sua vida

8 tipos de pessoas que você deveria manter longe da sua vida

Eu não preciso dizer para você a importância de afastar as pessoas tóxicas da sua vida. Acredito que todo mundo já teve que lidar com alguma pessoa assim algum dia. Certo?

Porém, nem sempre é fácil identificar essas pessoas. Não é qualquer um que tem capacidade de pegar as sutilezas e se afastar enquanto ainda há tempo.

Por isso, separei alguns tipos de pessoas para você começar a avaliar quem te rodeia. Não existem pessoas perfeitas, mas algumas características pessoais são bandeiras vermelhas para você se afastar. (mais…)

9 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem

9 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem

Ter uma mente forte e saudável é uma premissa para viver bem. No entanto, muitas pessoas ficam escravas de certos hábitos e entram em ciclos viciosos, o que só piora a situação.

“Quando estiver em um buraco, pare de cavar”.

A frase acima, além de retratar bem a situação, é simples e óbvia, como muitas coisas na vida. Porém, por algum motivo que eu ainda não sei, os seres humanos tendem a não enxergar o óbvio e acabam complicando tudo. (mais…)

11 coisas que você nunca mudará e deve parar de ficar tentando

“Você realmente pode mudar o mundo se você se importar o suficiente” – Marian Wright Edelman, ativista americana.

Será que basta se importar o suficiente para mudar o mundo? Será mesmo? Alguns podem concordar e dizer que trabalhando de forma focada por 70, 80, 90 horas por semana tudo é possível. Outros, já podem dizer que é uma questão de trabalhar de forma mais inteligente e não trabalhar mais duro.

Independente da forma de trabalhar, existem coisas que simplesmente não conseguimos mudar. Ter perseverança e tenacidade é fundamental para atingir grandes objetivos, mas apenas aqueles que são alcançáveis.

Não adianta ficar batendo a cabeça na parede que certas coisas não vão acontecer. Infelizmente, há muitas coisas na vida que as pessoas insistem em tentar mudar e só se desgastam. (mais…)