Como mudar sua vida em 30 dias (desafio)

Como mudar sua vida em 30 dias (desafio)3 min de leitura

Não encontrei um título melhor para esse artigo do que esse, parecendo um exagero, mas totalmente alinhado ao seu conteúdo. Vi pela primeira vez esse tema em um TED, aquelas palestras de 18 minutos que tem por objetivo espalhar grandes ideias, e fiquei impressionado com sua simplicidade e profundidade, duas coisas que certamente ganham minha atenção, ainda mais juntas.

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito” – Aristóteles

O ex-googler, Matt Cutts, o cara que era responsável pela qualidade das buscas, contou sua experiência com pequenos desafios. Ele se sentia estagnado na vida e resolveu aplicar o que aprendeu com Morgan Spurlock, tentar algo novo por 30 dias. Isso foi uma brincadeira porque o que o Morgan fez foi comer apenas McDonalds por esse período, algo que se você assistir o documentário “Super Size Me” verá que não é a melhor coisa a se fazer.

A ideia é bem simples: pensar em algo que sempre quis incluir (ou até excluir) da vida e tentar por 30 dias. A disciplina não é uma das coisas mais fáceis do mundo. Eu acredito que uma pessoa totalmente indisciplinada não mudará isso da noite para o dia, é claro. Mas apesar disso, esses desafios podem ajudar muito, basta começar pequeno.

Eu lembro de como era difícil escrever quando voltei a ter um blog. Sério, você não imagina o trabalho que a Fernanda Manzo, minha namorada, teve comigo (pergunta pra ela) . Ferrugem na habilidade de escrita era pouco. Escrevia 300 palavras suando. Foi só quando eu comecei a escrever todos os dias, não publicando tudo porque havia muito lixo, que a situação mudou.

Existe uma infinidade de desafios de 30 dias que você pode fazer. Isso é algo que você pode dizer muito melhor do que eu. Cada uma sabe o que almeja incluir ou excluir da vida. Porém, se você gostou da ideia, mas não conseguiu pensar em nada para fazer, tenho alguns sugestões:

  • Tirar uma foto
  • Escrever 1000 palavras
  • Desenhar
  • Caminhar por 45 minutos
  • Pedalar por 50 km
  • Parar de tomar café
  • Parar de ingerir doces
  • Parar de assistir TV
  • Plantar uma árvore
  • Cozinhar um prato diferente

Já pensou em escrever um romance de 50 mil palavras em 30 dias? É isso que milhares de pessoas tentam fazer no mês de novembro no desafio National Novel Writing Month. Loucura? Um pouco, mas um desafio muito legal! Ainda não entrei, mas cogito a ideia.

Cumprir desafios de 30 dias pode realmente mudar sua vida, inclusive os mais fáceis. Eles ajudam a desenvolver a autoconfiança e o prepara para voos mais altos. Pode ser que você desenvolva um hábito, pode ser que não, essa questão é um tanto polêmica. Mas, vendendo esse primeiro período, você estará muito mais próximo de mudanças duradouras.

Como diz o Bill Gates, “a maioria das pessoas exagera no que acredita ser capaz de fazer em um ano e subestima o que pode fazer em dez”. Se você aceitar o desafio, compartilhe a sua experiência comigo. Pegue um objetivo pequeno e comece, uma longa jornada começa com um pequeno primeiro passo.

Robson Cristian

Profissional de marketing com os dois pés em tecnologia. Formado em Sistemas pela UDESC, é programador e marketeiro desde 2003. Atualmente, está finalizando o MBA em Finanças do INPG, trabalha em uma empresa de software e mantém um blog para simplificar o mundo dos negócios.

  • Adriana Victoria

    Adorei Robson…não havia pensado nesta possibilidade.. Tantas coisas que não pensamos…ainda bem que outros pensam e nos ajudam a dar um primeiro passo. Vou compartilhar sua sugestão…e vou MEDITAR!!! Sem desculpas….Obrigada!

    • Que legal, Adriana! Depois me conta como foi o seu desafio :)

  • Roberta Brito

    Ei Robson!
    Eu já estou indo para o meu terceiro desafio dos 30 dias!
    Acho esse tipo de desafio os melhores que têm! 30 dias são realmente o suficiente para mudar um habito.
    Os meus dois desafios eu estou levando eles pra vida! O primeiro foi o de parar de consumir açúcar e adoçantes por 30 dias. Já tem 2 meses que eu finalizei esse desafio, e nunca mais voltei com o açúcar! Confesso que não é facil ficar tanto tempo assim sem açucar, e sei que uma hora eu vou voltar a introduzir (de forma moderada) o açucar.
    O segundo desafio foi o de parar de comer salgadinhos (chips), e esse eu também estou levando pra vida. Estipulei que nunca mais vou comprar, se alguem me oferecer, ou se eu for na casa de alguém e tiver os salgadinhos ok.
    E HOJE, eu estou começando o desafio de conseguir correr 5 km em 30 dias. Estou muito empolgada, pois correr sempre foi uma coisa que eu quis!
    Indico para todos a começar um desafio de 30 dias! Realmente, em 30 dias você consegue mudar um habito!

  • Sergio DiariodeGajo

    Eu comecei agora o meu primeiro desafio de 30 dias, adorei o conceito.
    O meu primeiro desafio é de fazer exercício durante 30 dias, sou muito preguiçoso e agora vai :)