Fazer reunião ou não fazer reunião, eis a questão

Fazer reunião ou não fazer reunião, eis a questão

Quem me conhece bem, sabe o quanto já fui contra reuniões. Talvez até mais do que deveria.

Por que fazer uma reunião se você pode enviar um email? Por que mandar um email se você pode mandar uma mensagem por algum app?

Existem casos e casos, mas é muito importante considerar outras formas de comunicação não “interruptivas”.

Já vi estudos que dizem que o cérebro humano leva 15 minutos para se recuperar de uma interrupção e perde 40% da capacidade de entrega.

Imagine então o que fazer ter 2, 3 ou até mais reuniões por dia! (mais…)

Entrevista com Joca Torres da ContaAzul

Entrevista com Joca Torres da ContaAzul, alguém que você deveria conhecer

O Joaquim Torres, ou Joca Torres, é tudo menos comum. Engenheiro pelo ITA, autor de dois livros, evangelizador da gestão de produtos de software, competidor de provas de natação no mar, inclusive com medalhas, e talvez o inventor do dia com mais de 24 horas (mas, isso ele não contou, é só um achismo meu). Fora isso, o cara ainda é gente boa, o que já seria pedir demais!

Boa leitura e bom aprendizado! (mais…)

Rodrigo Giaffredo

Entrevista com Rodrigo Giaffredo da IBM

Eu não entrevisto gente fraca e o Rodrigo Giaffredo é prova disso! Um IBMista pra lá de gente boa, inteligente pra caramba e grande disseminador de conhecimento. Um ex-cara-de-finanças que virou um ninja em design thinking, agile e storytelling! Graduado e pós-graduado pela FGV, com especialização em Yale. O “Giaffredo” falou sobre coisas muito bacanas nessa entrevista que fizemos remotamente. Confira! (mais…)

As 8 tendências digitais para 2017

As 8 Tendências Digitais para 2017

Foram doze meses de pesquisa, mais de mil copos de café e uma floresta de post-its para o pessoal da Fjord, consultoria de design e inovação que faz parte da Accenture, chegar às 8 tendências digitais para 2017.

Particularmente, achei a lista muito interessante e bem pé no chão, com uma boa complementaridade do que vimos em 2016. Nada de apostas malucas. Digna da Fjord e Accenture!

De posicionamento de marca até realidade mista, confira as 8 tendências digitais para 2017! (mais…)

O Fim dos Empregos, Robôs Assassinos e um Bolsa Família Mundial

O Fim dos Empregos, Robôs Assassinos e um Bolsa Família Mundial

TL;DR: Esse é um texto cheio de observações malucas, achismos e alguns chutes sobre o futuro da sociedade. Cuidado ao ler! Tem vezes que a ignorância é uma bênção!

Você já se perguntou o que vai acontecer quando os robôs realizarem a maior parte ou todo o nosso trabalho? Perceba que eu disse “quando” e não “se”. O bonde do se já está longe, muito longe…

O Brasil tem aproximadamente 12 milhões de desempregados, segundo o IBGE. Para você entender o tamanho da encrenca, isso é mais do que a quantidade de gente que vive na cidade de São Paulo! Assustador, não?

Outros países também não estão nada bem. Em termos percentuais, somos apenas o sétimo no ranking de desemprego, empatados com a Itália, e atrás da África do Sul, Espanha, Montenegro, Jordânia, Croácia e Chipre.

Pior, existe ainda um outro agravante, a população mundial não para de crescer. De 01/01/2016 até 17/11/2016, momento em que escrevo esse trecho, a população mundial cresceu em aproximadamente 73 milhões (diferença entre nascidos e falecidos), chegando a quase 7,5 bilhões de pessoas!

E aí, o que faremos com cada vez mais gente no planeta, precisando comer, vestir, morar, …, em um mundo sem (ou quase sem) empregos? Quanto seremos mudados pelos avanços tecnológicos dos próximos 10-30-50 anos? (mais…)