7 clássicos modernos de marketing

Artigos

7 clássicos modernos de marketing

Robson Cristian
Escrito por Robson Cristian em 17 de janeiro de 2017
Junte-se a mais de 7 mil pessoas

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos, com prioridade

Da época do PT Barnum e suas táticas de marketing um tanto questionáveis até o mundo das mídias sociais, cognição e big data, muita coisa mudou! Principalmente nos últimos 20 anos, que é onde estão os livros que considero “clássicos modernos”.

É uma coisa um pouco estranha falar em clássicos modernos, mas com a velocidade das transformações tecnológicas e a influência delas nos hábitos de consumo, eu acredito que há sim espaço para essa nomenclatura!

Eu poderia fazer uma lista com trocentos livros que se encaixam nessa categoria, mas preferi ser sucinto, colocar alguns poucos livros e deixar espaço para outras pessoas comentarem os livros que poderiam ter entrado nessa lista.

Confira e comente:

1. Marketing de Conteúdo Épico – Joe Pullizi

A não ser que você tenha passado os últimos 3 anos em um bunker sem acesso à Internet, é um pouco difícil que você não tenha visto o crescimento do marketing de conteúdo no Brasil e no mundo. Sabe aquele monte de ebooks, infográficos, entre outros “conteúdos” que as empresas estão disponibilizando? Então, é disso que eu estou falando! Por isso, nada melhor que o livro do papa desse negócio para você dominar esse assunto!

2. Inbound Marketing – Brian Halligan e Dharmesh Shah

Brian Halligan e Dharmesh Shah revolucionaram o mundo do marketing ao colocarem em prática o permission marketing do Seth Godin em seu software Hubspot e darem início a era do inbound marketing. Esse livro fornece a base conceitual sobre esse assunto para você aplicar em qualquer lugar.

3. Jab, Jab, Jab, Right Hook – Gary Vaynerchuk

Não é novidade para quem me conhece que sou fã do Gary Vaynerchuk. O cara é fora de série, entende de mídias sociais como ninguém e colocou muitos insights interessantes nesse livro! Para você ter noção do engajamento de quem o segue, ele até criou uma loja de roupas com as suas frases! :)

4. Tribos – Seth Godin

Eu sei que alguém vai me xingar, mas o Seth Godin é o Kotler dos nossos tempos. Ele tem tantos livros incríveis que eu poderia fazer esee post só com os livros dele. O livro “Tribos” é mais uma dessas grandes obras e ajuda a entender os grupos e suas ideias compartilhadas.

5. A Lógica do Consumo – Martin Lindstrom

Uma das coisas mais bacanas dos últimos anos é o neuromarketing e a sua disseminação se deve muito ao Martin Lindstrom! Nesse livro, ele nos dá uma base sobre o assunto em exemplos nada convencionais. É uma leitura interessante até para quem não trabalha com marketing! Inclusive, é tão bom que devo incluir no desafio #50em2017.

6. Super Apresentações – Joni Galvão e Eduardo Adas

O único brasileiro da lista é um livro incrível! Depois de ler ele, você terá vergonha de fazer aquelas apresentações chatas e cheias de bullet points que dá sono até em quem tomou 5 latas de Red Bull. O Joni Galvão e o Eduardo Adas nos ensinam como fazer apresentações no estado-da-arte de um jeito muito claro e simples.

7. Contágio – Jonah Berger

Jonah Berger, um professor de marketing da Wharton, ensina como funciona a transmissão social e os virais com base em 6 princípios que podem ser aplicados desde produtos de consumo até campanhas políticas.

Extra: Marketing 4.0 – Phillip Kotler

O papa do marketing explora a mudança do marketing tradicional para o digital no seu mais novo livro. Eu ainda (17/01/2017) não li e muitos dizem que ele já perdeu o bonde, mas um livro do Kotler não pode ser ignorado…

Acha que faltou algum clássico moderno de marketing nessa lista? Deixe o nome do livro nos comentários! :-)

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos, com prioridade

Junte-se a mais de 7 mil pessoas