8+1 Sites Para Fazer Crowdfunding e Tirar o Seu Projeto do Papel

8+1 Sites Para Fazer Crowdfunding e Tirar o Seu Projeto do Papel

Crowdfunding, ou financiamento coletivo, é uma forma de receber dinheiro de milhares (ou até milhões) de pessoas para a realização de um projeto que beneficie a sociedade e/ou tenha alto grau de criatividade e inovação. A diferença para uma vaquinha ou doação, é que o criador do projeto dá uma recompensa para os seus investidores de acordo com o montante investido.

No mundo todo, existem diversos sites para realizar campanhas de crowdfunding e o funcionamento deles é basicamente o mesmo: uma pessoa cadastra um projeto no site, define uma meta de investimento, prazo para captação de recursos e as recompensas para os apoiadores. Essa campanha pode ser “tudo ou nada” ou “flexível” (dependendo do site), a diferença é que no primeiro tipo o dinheiro é devolvido caso a meta não seja batida.

Como esses sites se mantêm? Alguns deles cobram comissões/taxas sobre o dinheiro captado para os projetos e outros são patrocinados por terceiros e não cobram nada dos criadores dos projetos.

Agora que você já sabe como funciona o crowdfunding, segue uma lista de sites que você pode utilizar para tirar o seu projeto do papel:

  1. Kickstarter – O maior do famoso, lançado em 2006, já captou mais de 2,6 bilhões de dólares por 11 milhões de pessoas para apoiar 111 mil projetos
  2. Catarse – O maior do Brasil, lançado em 2011, já captou mais de 41 milhões de reais para ajudar 2500 projetos a saírem do papel
  3. Kickante – Já captou mais de 28 milhões de reais para suportar cerca de 25 mil projetos em seus 2 anos e meio de existência
  4. Benfeitoria – Tem como diferencial de não receber comissão e já captou 11 milhões de reais para apoiar 700 projetos
  5. Juntos.com.vc – Focado em projeto sociais, também não cobra comissão. Já arrecadou cerca de 6 milhões para 341 projetos
  6. Bicharia – Focado em animais carentes, ele é o maior crowdfunding do nicho no país
  7. Queremos – Focado em shows, ele já ajudou na realização de mais de 3 mil eventos pelo mundo
  8. Patreon – Focado na manutenção de projetos, o Patreon é o mecenato do século XXI

Calma, ainda não acabou…

Caso você não esteja seguro se o seu projeto deva ser ser financiado dessa maneira, existe ainda a saída de utilizar a tradicional vaquinha, mas de um jeito moderno, com o último site da lista:

  1. Vakinha – O maior site de vaquinha online do Brasil

Tem experiência com algum desses sites ou tem algo a adicionar sobre crowdfunding? Comente lá em baixo.

Gostou do texto? Compartilhe com os seus amigos, isso pode ajudar algum deles a tirar aquela tão sonhada ideia do papel!

Robson Cristian

O cara que criou esse blog! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *