Como começar na carreira de Cientista de Dados (sem gastar muito)

De tempos em tempos, surgem algumas profissões que ganham um grande destaque na mídia. Mas, a carreira de cientista de dados foi além! Segundo a Harvard Business Review, ela é a mais sexy (sem ser vulgar rs) do século XXI. Uma verdadeira vingança dos nerds! :)

De acordo com o site brasileiro Love Mondays, os profissionais dessa área já ganham de 2 mil até 23 mil reais no país. E, a média de salário de um cientista de dados fica próxima de 10 mil reais. Nada mal, não é? Além disso, esse profissional pode trabalhar em praticamente qualquer área, não imagino onde não possa.

Então, mas que raios faz esse profissional?

Falando de um jeito bem simples, o cientista de dados utiliza seus conhecimentos (estatística, branco de dados, programação…) para extrair significado de enormes quantidades de dados e resolver problemas. Desde qual cliente conceder cartão, como no caso de uma Nubank ou Banco Inter, ou até mesmo qual filme te indicar em um domingo a noite, como a Netflix.

Ele é basicamente o cara que enxerga a Matrix!

Tem uma frase muito popular que diz, “os dados são o novo petróleo”. Porém, como no caso do ouro negro, ele precisa de muita expertise aplicada para gerar valor. Não adianta acumular dados, se não souber o que fazer com eles.

Dá para ser um cientista de dados sem gastar muito?

Por ser algo da moda, existem centenas de cursos de data science no mercado. Infelizmente, a maioria deles é muito caro. E, além disso, não é algo que uma faculdade te prepare, seja de matemática, ciências da computação, entre outras relacionadas… Vai ter coçar a própria coceira mesmo com o “canudo” na mão!

Apesar disso, existe salvação!

Como eu disse, a maioria dos cursos não caros, mas nem todos! Inclusive, alguns dos melhores cabem no bolso de qualquer um. Dependendo de onde você mora e o quanto come, mais baratos que o seu próprio almoço!

Como o meu lema é simplificar, fiz uma lista para ajudar, todos na faixa dos 20 reais!

Formação Cientista de Dados, por Fernando Amaral e Laís Kley

Descrição do curso:

Com o conteúdo de vários cursos em um só, você vai aprender todos os principais conceitos e técnicas para se qualificar e atuar como um Cientista de Dados, com videos explicativos e detalhados para leigos, exemplos práticos de codificação em R usando dados reais, explicações de resolução de fórmulas passo a passo, e ainda:

  • 130 aulas em 10 módulos
  • 80 testes de fixação, divididos nos 10 módulos
  • Prova final com 100 questões
  • Atividade prática final, simulando um problema real
  • Scripts (códigos) de todos os exemplos para download

Dúvidas durante o curso: você conta com a ajuda dos instrutores, com Formação em Tecnologia da Informação e Bacharel em Estatística.

Data Science de A à Z – O curso completo, por Felipe Mafra

Descrição do curso:

O essencial que você precisa saber sobre esse curso é: Ele é voltado para iniciantes. Esse é o meu público e amo trabalhar com ele.

Portanto, se: Você quer entrar na área de Data Science e não sabe por onde começar, se você fez algum ótimo curso mas achou avançado demais e não entendeu nada, se você que saber todos os conceitos importantes que cercam essa área, se você é UNIVERSITÁRIO buscando conhecimento sobre a áres, se você quer ter uma visão geral é um EXCELENTE BASE para saber caminhar sozinho, o seu lugar é aqui. Vamos aprender de uma forma didática mesmo para quem nunca viu o assunto.

  1. Lógica de Programação com Python
  2. Manipulação de Arquivos com Python
  3. Visualização de Gráficos com Python
  4. Carga de Dados com Integration Services
  5. Construção de Procedures
  6. Programação e Análise em R
  7. Gráficos em R
  8. SQL com SQL Server
  9. Conceitos FUNDAMENTAIS de Estatística

Sim, tudo aqui, em um curso só! Como você pode ver, é um curso grande, e as aulas estão sendo adicionadas semanalmente! Tudo com a didática que você já conhece!

Então, se você é especialista, já possui experiência ou conhecimento similar, e já trabalha na área, esse curso provavelmente não seja para você! Mas fique à vontade para juntar-se à nós, pois sempre temos algo à aprender.

Fechando com dicas de livros sobre Ciência de Dados

Eu participo de diversas comunidades no Facebook sobre o assunto e é comum o pessoal que está começando perguntar sobre livros. Para finalizar o artigo, vou deixar também aqui algumas dicas de livros, uma outra maneira de aprender o assunto sem gastar uma fortuna!

Data Science do Zero. Primeiras Regras com o Python

As bibliotecas, estruturas, módulos e kits de ferramentas do data science são ótimas para desempenhá-lo mas, também, são uma ótima forma de mergulhar na disciplina sem ter, de fato, que entender data science. Neste livro, você aprenderá como os algoritmos e as ferramentas mais essenciais de data science funcionam ao implementá-los do zero.

Data Science Para Negócios. O que Você Precisa Saber Sobre Mineração de Dados e Pensamento Analítico de Dados

Este guia amplo, profundo, porém não muito técnico, apresenta a você os princípios fundamentais do Data Science e orienta-o através do “pensamento analítico” necessário para extrair conhecimento útil e valor de negócios a partir dos dados que você obtém. Ao aprender os princípios do Data Science, você compreenderá as diversas técnicas de mineração de dados usadas hoje. Mais importante ainda, esses princípios sustentam os processos e as estratégias necessárias para resolver problemas de negócios por meio das técnicas de mineração de dados.

Storytelling with Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals

Storytelling with Data ensina os fundamentos de data visualization e como apresentar dados de uma forma efetiva. Com esse livro, você descobrirá o poder do storytelling para transformar dados e gráficos em boas histórias. Tudo isso acompanhado de bons exemplos reais.

Espero ter ajudado você a saber por onde começar nesse mundo incrível da ciência de dados!

Comentários

  1. Furlan Dourado
  2. Diogo
  3. Gustavo Comitre

Comente logo abaixo!