Como ler 1 livro por semana; sem besteirol

Como ler 1 livro por semana; sem besteirol

Publiquei faz menos de uma semana um artigo sobre por que as pessoas deveriam ler 1 livro por semana. Desde então, tenho visto algumas pessoas perguntando se REALMENTE é possível fazer isso.

Eu já tinha dado algumas dicas no outro artigo, mas vou deixar o “como” bem explicadinho por aqui. Afinal, esse não é um desafio qualquer e ele acaba chocando muitas pessoas.

Pés no chão

As pessoas são diferentes. Nem todo mundo consegue ler na mesma velocidade e com o mesmo nível de compreensão/absorção. Isso depende de alguns fatores, desde as características individuais até o conteúdo do livro. Eu, por exemplo, leio muito bem o que for relacionado à negócios e tecnologia. Se eu pegar um livro de medicina ou algo muito específico de direito, vou patinar bonito.

O mesmo vale para alguns romances, no meu caso. A minha namorada me apresentou o autor Milan Kundera, brilhante e profundo, um ótimo escritor. Não estou acostumado com a densidade dos livros dele e não é uma leitura que flua bem comigo, pelo menos até me acostumar.

Outra coisa importante, nem todo livro é para ler numa tacada só. Estou estudando o livro Gerenciamento da Rotina do prof. Falconi. Esse não é um livro para “simplesmente ler”, mas para “comer com farinha”, como eu gosto de dizer. Fazer mil anotações, montar esquemas, refletir. Mesmo sendo de negócios, a minha praia, não é algo para ler diretão.

Lembro das falas de um professor que tive no MBA, um cara fora de série. Ele já era Ph.D em Economia pela Universidade de Chicago e resolveu fazer um doutorado em filosofia na USP. Doido? Talvez. Uma coisa que ele não parava de dizer é que para estudar filosofia é necessário ter tempo para pensar. Por isso, também não aconselho ler loucamente livro profundos de filosofia sem ter tempo para refletir. Alguns livros parecem curtos, mas só parecem. Uma frase pode te colocar em estado profundo de reflexão. Cuidado! :)

De volta ao por que

Eu dei os meus motivos, mas cada um sabe da sua vida. Ler 1 livro por semana não é para todo mundo. O que eu acredito ser um absurdo é ler menos de 6 por ano. Claro, não estou falando de livros de 5000 páginas, mas daqueles com 300 mesmo.

1 livro por semana, 52 por ano e 520 em uma década. Não sendo um monte de livro ruim, é um tanto difícil isso não mudar uma pessoa para melhor. Pensa comigo, imagine 520 livros da sua área de especialidade. Quão melhor você poderia ficar no que faz? Eu não aconselho fechar o escopo assim, mas é um exercício mental interessante imaginar isso.

Se você acredita que não conseguirá, então já perdeu. Não é besteirol de “motivação”. Se nem você acredita, de onde tirará força para colocar isso em prática. Repito: não é para todo mundo.

Enfatizando: você não precisa ler 50, mas também não deve ficar com meia dúzia. Se colocar uma meta pequena, vai ter um resultado menor ainda. Aponta para o céu e atira! Se não ler os 50, mas ler “apenas” 25, então já é um 7×1 na maioria dos brasileiros.

Pausa para o clichê: pensar grande e pensar pequeno dá o mesmo trabalho.

Ostentação literária

Antes de entrar no “como”, quero falar sobre outra coisa que notei nos últimos dias. Você pode ostentar dinheiro, bens, entre outras coisas, mas ostentar livro não pode. Ostentar livro é “se achar”, isso incomoda os outros.

Eu não sou um velho, tenho apenas 27, mas já percebi há muito tempo que muitas vezes as pessoas te criticam pelo que gostariam de ser, mas não conseguem. Uma dica aos colegas que estão na ostentação literária do #50em2017: enquanto eles falam mal de ti, você lê. Afaste-se dessas pessoas tóxicas. Depois de uns anos, compare os seus resultados com os delas! #OstentacaoLiteraria

Mão na massa

O primeiro passo para ler 1 livro por semana é fazer um choque de realidade. Quanto você consegue ler por dia? 40 páginas? 50 páginas? 100 páginas? 200 páginas? Isso é bem particular.

Não adiantar pegar um livro de 700 páginas se você não consegue ler 100 páginas por dia. Isso é simples, muito simples, matemática básica. 100 páginas vezes 7 dias!

Feito o choque de realidade, você pode fazer como eu faço. Todo domingo, eu pego o meu livro da semana e faço a divisão pelos dias. No meu caso, durante a semana é muito corrido e pelo final de semana é mais tranquilo. Logo, eu coloco mais páginas/capítulos no sábado e domingo.

Basicamente é isso, você precisa de autoconhecimento e um mínimo de organização. Sem nada mágico, incrível, truque espetacular. Em seguida, dou algumas dicas para ajudar nesse processo.

Dicas de ouro

Normalmente, quando você começa a cogitar um desafio de leitura, logo pensa em um bloco de tempo no seu dia em que poderia ler. Depois do trabalho, depois da faculdade, hora do almoço, cada um tem o seu. Porém, tem também alguns outros pequenos momentos, ou nem tão pequenos, do seu dia onde é possível ler. Ande para todo lugar com o seu livro ou compre um Kindle. Não sabe o que é um Kindle, assista (sou eu, inscreva-se no meu canal :D).

Quer deixar o negócio sério, fale para todo mundo que você vai ler (25, 50, 100…) livros e poste frequentemente o seu progresso (use as hashtags #50em2017 e #OstentacaoLiteraria). Por um lado vai te estimular e por outro te pressionar. Isso funciona que é uma maravilha, pelo menos comigo.

Vejo bastante gente falando sobre compreensão/absorção e como ela é menor com leitura intensa. Existem jeitos de melhorar isso: ouvir/ver o autor falando, ler um resumo antes de ler o livro inteiro, anotar pontos interessantes, escrever as lições aprendidas. Tudo isso ajuda!

E, se o livro estourar o tempo de uma semana? Finalize ele e pegue um menor para ficar em dia! Isso não é feio. Um livro menor não significa um livro pior. Esse é um mito bem comum.

Principalmente em cidades grandes, um bom tempo é gasto no trânsito. Essa é uma das situações onde um audiobook pode ajudar. Não consegue ler? Ouça. Existem dois serviços que eu indico, o Audible em inglês e o Ubook em português. Ambos tem teste grátis para você tirar suas próprias conclusões.

Fechando…

Espero que agora tenha ficado claro o “como” e o “por que” esteja mais sólido na mente de todos. Esse não é um desafio bobinho. O meu objetivo é estimular a leitura na maior quantidade de pessoas possível. Acredito na educação, principalmente naquela em que a própria pessoa busca o seu caminho.

Quer acompanhar o meu #50em2017? Toda semana, envio um email com dicas de livros, lições aprendidas, entre outros conteúdos relacionados ao desafio. Paralelamente a isso, quase que diariamente também dou dicas de livros no Instagram.

Robson Cristian

Profissional de marketing com os dois pés em tecnologia. Formado em Sistemas pela UDESC, é programador e marketeiro desde 2003. Atualmente, está finalizando o MBA em Finanças do INPG, trabalha em uma empresa de software e mantém um blog para simplificar o mundo dos negócios.

2 thoughts to “Como ler 1 livro por semana; sem besteirol”

  1. Olá, Robson esta de parabéns com o trabalho que vem sendo realizado em prol de motivar as pessoas a lerem mais, estou acompanhando suas dicas e colocando-as em prática, 50 ainda não dá para mim, mas 15 fechado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *