Como o storytelling pode melhorar seu perfil no Linkedin

Como o storytelling pode melhorar seu perfil no Linkedin

Mesmo que você tenha dezenas de anos de carreira, o seu perfil no Linkedin precisa ser simples o suficiente para facilitar o entendimento de quem “nunca te viu mais gordo”.

Fazer isso pode parecer impossível, mas existe uma técnica (muito) antiga que pode ser usada nesse desafio, o storytelling. Isso mesmo, “contação de histórias”!

Continue lendo para saber melhor como as histórias podem ajudá-lo a criar um perfil que as pessoas entendam e admirem!

Como o storytelling pode melhorar seu perfil no Linkedin

Por que isso é importante?

“Os melhores recrutadores sabem que você é mais do que uma lista de qualificações e experiências. Não se comporte como uma máquina para não ser substituído por uma.”

Para descobrir se você combina ou não com certa empresa, os recrutadores fazem dezenas de perguntas (habilmente colocadas na conversa) para entender os seus valores, visão de mundo e, entre outras coisas, se você não estava mentindo no seu perfil do Linkedin (ou currículo)…

“O que você gostava de fazer quando era criança? Qual foi o melhor trabalho em equipe que você já participou? Quais foram os últimos três livros que você leu? Conte como você lidou com alguma situação de conflito? Por que você escolheu o curso X e não o Y? Qual é a influência da profissão dos seus pais na sua vida? “

O que talvez você não saiba é que, como todo ser humano, os recrutadores não criarão (apenas) outra lista gigante de tópicos com as informações coletadas. Eles enriquecerão a história sobre você que começou a ser criada na cabeça deles no momento em que viram o seu perfil pela primeira vez.

Algo semelhante acontece com pessoas que visitam o seu perfil por outros motivos, como criar novas conexões, fazer networking… Elas olham para o que está ali e buscam um sentido, tentam ligar os pontos.

Em todos os casos, uma história positiva ou negativa será criada. Não importa se você quer ou não que isso aconteça! As pessoas vão te julgar em fracões de segundos e definir quem você é em 2 minutos. There is no escape!

“Que foto esquisita! Tem cara de babaca!”

“Esse daí tá mais para um ASPON, assistente de porcaria nenhuma.”

“Perdi tempo olhando esse perfil…”

Capisci?

Como usar o storytelling no seu perfil

As boas histórias tem alguns elementos em comum: herói, vilão, conflito, êxtase, final impactante, entre outros que você pode aprender em alguns minutos de pesquisa no Google. :)

Tire esses elementos de filmes como o “Titanic” ou “O Poderoso Chefão” para ver o que acontece! Duas obras geniais viram filmes medíocres, totalmente sem graça, longe do que poderiam ser!

Agora que você mais do que entendeu a importância do storytelling, vamos ver como isso funciona na prática!

Conheça o João:

  • Contador há 10 anos
  • Formado na faculdade XPTO (bastante conhecida, mas pela má fama)
  • Trabalhou na empresa A de pequeno porte por 4 anos, como analista contábil
  • Trabalha na empresa B de médio porte por 6 anos, como analista contábil
  • Salário atual baixo

Olhando o João apenas por esses tópicos, ele não é mostra nada de muito wow, não é mesmo?

Maaaas, o que você não sabe é que ele passou por uma infância cheia de restrições e foi muito mais longe que o esperado. Um vencedor, uma pessoa com garra, do jeito que as empresas esperam que seus funcionários sejam. Alguém que só precisa de uma oportunidade em uma ótima empresa para decolar!

Qual é a maior chance do João ser contratado por alguém, apenas com os tópicos ou com a adição da historinha?

Nesse caso, foi contada uma história geral da carreira do João, mas isso pode ser aplicada a cada experiência profissional, educacional, conquistas, entre outros elementos do perfil.

Quais foram os desafios da sua última experiência profissional? Como era antes de você chegar e o que você trouxe de resultado? O que você fez para triunfar? E, por aí vai…

Fechando o assunto

Storytelling não é mentira. Não adianta pegar as técnicas para contar uma boa história e aplicar no seu perfil de forma mentirosa.

Não preciso nem lembrar você de casos recentes de pessoas que tiveram as mentiras reveladas. Cedo ou tarde, a verdade aparece!

Espero ter ajudado!

Sucesso na reformulação do perfil aí!

Robson Cristian

O cara que criou esse blog! :)

2 Comments

  1. achei interessante tem algum de exemplo ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *