Como que deixar a meta aberta pode mudar sua vida… pra melhor!

Não, não é piada!

Eu vi esse conceito faz uns 3 anos e achei sensacional!

Claro que não estou falando daquele vídeo da ex-presidente falado mais uma de suas pérolas…

Muitas pessoas ficam realmente intimidadas com metas, isso é algo que as trava, as apavora! Porém, esse não é o único jeito de se atingir bons resultados!

Uma alternativa às metas é criar sistemas, um jeito mais natural para se atingir objetivos.

Nunca ouviu falar sobre isso? Continue a leitura e aprenda! ;)

Metas x Sistemas

Um sistema (do grego σύστημα systēma, através do latim systēma), é um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado. (Essa definição não vai te ajudar em nada, mas o post fica mais bacana assim)

Digamos que você queira escrever um livro. Ao invés de colocar uma meta sobre isso, você pode simplesmente começar a escrever rotineiramente, sem se preocupar com a meta de escrever um livro com X páginas em Y meses.

No meio do caminho, você pode definir um tema e começar a escrever o seu livro sem aquela pressão toda da meta, assim que o seu machado estiver mais afiado. Quem lida bem com metas, pode achar besteira, mas para quem tem medo delas, isso faz todo sentido!

Vá escrevendo, página por página. Uma hora você terá o livro acabado!

O mesmo vale para quem quer emagrecer. Se você consultar um nutricionista ou um médico, dependendo dos casos, frequentar uma academia com bons educadores físicos e seguir todas as orientações desses profissionais, você ficará no shape um hora ou outra! Pode ser que você não vire a sensação desse verão ou do próximo Carnaval, mas vai chegar lá!

A criação de sistemas pode ajudar em 99,999999% dos objetivos que alguém possa ter. Não digo ajudar em tudo pq sou um bom conhecedor de Karl Popper, quer dizer, pelo menos do princípio da falseabilidade e quero continuar “certo”. :)

Concluindo

Eu trabalho melhor com metas, mas para quem se assusta com elas, essa é uma forma muito boa para atingir objetivos. Juntar uma coisa com a outra então, é algo muito poderoso!

Comece a aplicar isso nas suas resoluções de ano novo ou até na metas de sua empresa. Você pode deixar a meta aberta e ainda ser muito bem sucedido! :P

Sucesso e bons sistemas!

Comente logo abaixo!