O que os gansos podem nos ensinar sobre carreira e vida

O que os gansos podem nos ensinar sobre carreira e vida

A natureza tem muito a nos ensinar e, do comportamento dos gansos, podemos tirar grandes lições sobre liderança, trabalho em equipe e a própria vida. O que esses belos animais fazem por instinto, é o que deveríamos fazer para lidar com gente de forma mais empática.

“Sempre que um ganso sai da formação, sente subitamente a resistência por tentar voar sozinho e, rapidamente, volta para a formação, aproveitando a “aspiração” da ave imediatamente à sua frente.”

Lição: Se fizermos como os gansos, ao percebermos que estamos saindo estamos nos afastando de um projeto importante por besteira, teremos humildade para pedir ajuda para nos inteirarmos novamente sobre os assuntos perdidos. Além disso, também seremos bons para ajudar quem precisar.

 “Quando o ganso líder se cansa, muda para trás na formação e, imediatamente, um outro ganso assume o lugar, voando para a posição de ponta.”

Lição: Um líder herói não se sustenta. Tentar carregar o mundo nas costas causa danos na carreira e na vida. É preciso fazer como os gansos e saber dividir o peso e a liderança.

“Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar e encorajar os da frente a aumentar a velocidade.”

Lição: Detonar o moral da equipe falando negatividade é uma coisa muito idiota. Claro, isso não significa só falar coisas belas e suaves, pode ser duro também, o que não pode é ser uma nuvem negra sobre a cabeça do time! É melhor ser um ganso do que um corvo!

“Quando um ganso fica doente, ferido ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem-no para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até que ele esteja apto a voar de novo ou morra. Só assim, eles voltam ao procedimento normal, com outra formação ou vão atrás de outro bando”.

Lição: Olha que exemplo de empatia e companheirismo! Não precisa sem falar nada!

**

Eu gosto muito da simplicidade e aprender com a natureza entre nisso. Observe o mundo a sua volta, as lições estão por todos os lados! Foi um texto curtinho, mas acredito que essas lições podem fazer diferença na sua carreira e também na sua vida!

Robson Cristian

O cara que criou esse blog! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *