Como se qualificar de graça para melhorar o currículo

Agregar novas competências é fundamental para a evolução profissional, seja para quem está procurando um novo (ou o primeiro) emprego ou até mesmo aqueles que querem melhorar de cargo (praticamente todo mundo).

Independente da área, todo o tempo surgem novas tecnologias e maneiras melhores de executar as tarefas que os profissionais precisam dominar para continuarem competitivos.

Com tudo isso, até alguns anos atrás, seria necessário muito dinheiro (e tempo) para agregar esses novos conhecimentos e habilidades.

Mas, com a revolução que o setor de educação está passando, é possível se qualificar de graça, sem abrir mão da qualidade.

Existem diversos sites onde você pode aprender com grandes profissionais do mercado e professores das melhores universidades do mundo, sem precisar abrir a carteira.

Continue lendo para entender como apresentar melhorar essas competências no currículo e onde encontrar esses cursos online gratuitos.

Vale a pena colocar todos os cursos no currículo?

Antes de falar sobre os sites de cursos online gratuitos, quero dar uma dica muito importante: pense no seu currículo como um cardápio de um restaurante elegante.

Enquanto que no restaurante popular, você tem páginas e páginas de opções gastronômicas, no restaurante “chique” existem poucos pratos muito bem selecionados e que harmonizam (combinam) com as bebidas da casa.

O seu currículo precisa ser focado, avalie bem o que vai colocar para ver se “harmoniza” com a vaga e a empresa. Ele é como um tiro dado por um sniper.

Esse raciocínio do direcionamento não vale apenas para os cursos, mas para todas as partes do currículo.

Na entrevista, se tiver oportunidade, você pode contar sobre o seu período de meditação na Índia, aquele curso de paraquedismo ou o mochilão pela América Latina…

Com isso claro, vamos ao que importa!

Os melhores sites para fazer cursos online de graça

Eu acredito que o primeiro que vi nesse sentido foi o MIT OCW há muitos anos…

Como assim eu posso fazer as mesmas aulas que os alunos do MIT de graça via Internet? Foi um choque pra mim e eu morri de vontade de largar a universidade para montar a minha própria graduação. Acho que isso era 2008…

De lá pra cá, muitos outros sites surgiram. Desde os mais acadêmicos, que disponibilizam cursos de faculdades reconhecidas internacionalmente, quanto os mais práticos, onde profissionais ensinam o que fazem na prática, o que eu particularmente gosto muito muito!

edX

Esse sem dúvida bebeu da fonte do antigo MIT OCW e traz cursos das melhores universidades do planeta, Harvard, Stanford, Berkeley, entre outras.

Inclusive com possibilidade de ser certificado por essas mesmas escolas.

Mas com um detalhe, essa parte dos certificados é paga. Se você não quiser certificado, pode aproveitar o conteúdo livremente!

Além das universidades, agora a Microsoft está publicando alguns cursos por lá também. Muito interessante!

Udemy

A Udemy já é muito conhecida no Brasil por trazer cursos com excelente custo-benefício.

Você consegue fazer um curso de programação Android, com mais de 50 horas, por 20 reais nas promoções do site (apenas um exemplo).

Talvez o que muita gente não saiba é que também existem milhares de cursos gratuitos no site, basta filtrar pelo preço na busca.

Na plataforma, existem cursos de design, marketing, negócios, meditação, criação de cerveja, entre outras centenas de categorias.

O que eu mais gosto na Udemy é o formato de aula bem prática, sem lero lero e, principalmente, feita por gente que coloca a mão na massa.

Na minha newsletter (quase) semanal, eu distribuo também alguns cupons de 100% de desconto de cursos pagos da plataforma. Inscreva-se para receber, clique aqui. Também vou começar a fazer isso pelo meu Instagram (@robsoncristian).

Cousera

Muito parecido com o edX, o Coursera é particularmente legal por já ter alguns cursos feitos por grandes universidades brasileiras, como o ITA e o Insper.

Se eu não me engano, em parceria com a Fundação Lemann, diversos cursos internacionais foram traduzidos. Bom para quem não se vira bem com a língua do tio Sam.

A minha dica principal sobre o Coursera são os cursos de Wharton, a faculdade de negócios mais respeitada do planeta, na minha opinião.

E, eles também possuem certificações pagas, como a edX.

Youtube

Além das banheiras de Nutella e dos “olha o que aconteceu quando”, a plataforma de vídeos do pessoal da Google também tem ótimos cursos gratuitos para incrementar o currículo.

Com uma busca simples de “curso de”+assunto você pode achar alguns ótimos conteúdos.

Não tem o volume ou a variedade das outras plataformas citadas (talvez nem a qualidade), mas quem sabe para o que você está procurando seja suficiente.

Fechando o assunto

Eu comentei num parentese logo no início do texto que agregar novas competências é importante também para quem está procurando o primeiro emprego, mas vale um reforço.

Acrescentar bons cursos não substitui a experiência, mas ajuda os jovens profissionais a se destacarem na concorrência por uma vaga.

Principalmente se forem assuntos atuais e que poucos dominam!

Um ponto de atenção: é muito comum também as pessoas começarem mil cursos por serem gratuitos e largarem no meio do caminho.

Minha dica final é para você ir com calma! Pegue poucos cursos e os faça até o final.

Tá cheio de gente que conhece as coisas só superficialmente, isso não é tem mérito nenhum.

Know how e know why precisam de um pouco de esforço!

Compartilhe esse artigo com os seus amigos, colegas e familiares. Ele pode ajudar muita gente que tem vontade, mas ainda não sabe que é possível aprender tanto sem gastar uma nota.

Comentários

  1. Gislene Romão

Comente logo abaixo!