Artigos

#PergunteMeOQueQuiser 1: Vender ou alugar o meu software?

Robson Cristian
Escrito por Robson Cristian em 25 de agosto de 2016
Junte-se a mais de 7 mil pessoas

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos, com prioridade

#PergunteMeOQueQuiser 1: Vender ou alugar o meu software?

Estreando a série de posts da seção #PergunteMeOQueQuiser, vou responder a seguinte pergunta de um dos leitores:

Recentemente abri uma empresa de software, tenho algumas pessoas trabalhando comigo e já até temos alguns clientes. Fico na dúvida se devo vender os sistemas para as empresas ou simplesmente alugar para garantir uma renda fixa mensal, no entanto essa ideia de “aluguel” não deixa muito os clientes felizes, o que seria o melhor a fazer?

Resposta:

Eu não sei os detalhes do seu negócio, mas você precisa avaliar essa quantidade de clientes (prospects, leads, …) infelizes. Será um número realmente relevante? Será que a maturidade do seu mercado em relação ao modelo de aluguel (SaaS) é tão baixa assim?

Faço essas perguntas porque o modelo de venda de licenças está em declínio. Não dá para você continuar “vendendo charrete agora que o carro já foi lançado”. O mercado está indo nessa direção. Pode voltar um dia? Não sei! Mas, não é aconselhável você esperar por isso…

Digamos que a maturidade do seu mercado em relação ao modelo SaaS seja realmente baixa. O que você pode fazer? Vender a licença do software para deixar os seus clientes felizes e cobrar uma taxa de manutenção/atualização mensal para ter aquela receita fixa mensal que você tanto almeja. Acertando no preço, todos ficam felizes! :)

Uma outra dica: tenha, nem que seja, uma versão menor do seu produto como SaaS para se acostumar a trabalhar assim. Esse é o modelo em ascensão e é bom você já ir aprendendo que SaaS vai muito além de hospedar o seu software na nuvem e cobrar por mês.

Espero ter ajudado!

Abraço

Envie também a sua pergunta na página do #PergunteMeOQueQuiser.

Comente e compartilhe essa resposta nas suas mídias sociais, ela pode ajudar um dos seus amigos. :)

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos, com prioridade

Junte-se a mais de 7 mil pessoas