Todo dia eu vejo alguém reclamando que enviou mais de uma centena de currículos e não obteve nenhuma resposta. Cheguei até a ver um rapaz que disse ter enviado mais de 3 mil currículos num período de um ano e não conseguiu nem 10 entrevistas. Um absurdo!
Como um profissional de marketing, uma coisa assim me deixa bastante reflexivo. Será que o currículo foi mal feito? Será que os RHs estão tão ocupados que não conseguem responder? Será que com a crise tem tanto e-mail enviado com o assunto “currículo” ou “vaga” que boa parte está parando no SPAM? O que será que está acontecendo?
Pensando nas diversas possibilidades, elaborei 6 SUPER DICAS para ajudar você a ter mais sucesso no envio do seu currículo.
1 – Avalie o alinhamento com a vaga
Leia com cuidado a descrição da vaga e verifique se você tem REALMENTE o perfil desejado pela empresa. Nem perca tempo enviando currículos para vagas em que você não é a pessoa certa. Caso você seja chamado para uma entrevista, pode acabar se frustrando. Ou pior, se for contratado e não desempenhar vai se queimar. Tenha foco!
2 – Faça um currículo objetivo e bem organizado
Tenha atenção aos detalhes. Escreva o motivo para você ser a melhor pessoas para a vaga, coloque as informações de contato atualizadas (cuidado ao copiar & colar currículos antigos), informe as experiências profissionais e acadêmicas das mais atuais para as mais antigas, seja sincero sobre as suas habilidades em idiomas e evite passar de duas páginas. Na hora de salvar o arquivo, dê um nome simples: “curriculo-nome-sobrenome.pdf” ou “curriculo-nome-sobrenome.doc”, por exemplo.
3 – Diferencie-se
Com 10 milhões de desempregados no Brasil, os RHs estão lotados de currículos brancos padronizados. Fiz uma lista com 34 modelos que você pode se inspirar e estou lançando uma startup para resolver esse problema. Um currículo criativo, bonito e diferente vai ter muito mais atenção do que um currículo padrão. Isso é algo que os próprios RHs gostam e mostram para todos em suas empresas quando recebem.
4 – Cuidado ao enviar o e-mail
Por favor, não utilize um e-mail adolescente ([email protected] ou [email protected]) para enviar o seu currículo. Se for o caso, crie um email novo, leva menos 5 minutos. Outra coisa, peça para o RH avisar se recebeu. Caso queira, me peça por mensagem que eu passo uma lista de softwares rastreadores para você saber se a pessoa abriu ou não o seu email.
5 – Não bobeie com as suas mídias sociais
Está cada vez mais comum a consulta às mídias sociais dos candidatos e você não pode pisar na bola em relação a isso! Há coisas que você não deve fazer em nenhum lugar, muito menos nas mídias sociais. Tenha bom senso, evite xingar ex-patrões, disseminar o ódio, compartilhar besteiras…
6 – Use o poder do networking
Você tem algum contato na empresa em que está interessado? Se tem, a situação é perfeita! Utilize-o para entregar o seu currículo! Fácil assim!
Se não, encontre a pessoa mais próxima a você no Linkedin que trabalha nessa empresa e peça para ela entregar o seu currículo. Existem muitas empresas que dão uma bonificação aos seus funcionários por indicações bem sucedidas. Tenha cara-de-pau!
Um modelo:
Olá José, tudo bem?
Eu vi que tem uma vaga que se encaixa muito bem comigo em sua empresa.
Tenho experiência em X e sou formado em Y.Você poderia encaminhar o meu currículo internamente?
Acredito que através de você isso terá muito mais peso.
Muito obrigado!
Finalizando…
É muito frustrante se candidatar em dezenas de empresas e não receber nenhum sinal de vida do contratante. Espero sinceramente que você siga as 6 DICAS e depois me conte o seu resultado.
AGORA VAI!
Caso queira investir em um currículo criativo e se destacar, responda a pesquisa que desenvolvi para validar a ideia da startup de currículos criativos: https://goo.gl/forms/PFWZyRoNvBoiK5xG2

Como Usar Modelos Mentais Avançados para Resolver Problemas Complexos

Como Aplicar Modelos Mentais da Física, Química e Biologia na Tomada de Decisões

Quer Tomar Melhores Decisões? Descubra os Segredos dos Modelos Mentais

Por Que Tomamos Decisões Irracionais e Como Evitar Esses Erros no Seu Negócio
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.