Shark Tank – Tudo o Que Você Precisa Saber

Shark Tank - Tudo o Que Você Precisa Saber

O Shark Tank é um programa derivado do britânico Dragons’ Den, que por sua vez veio do japonês Tigres do Dinheiro (マネーの虎) da Nippon TV. A primeira versão foi ao ar em 2001 e o programa já passou em mais de 30 países.

  • Reino Unido

  • EUA

Formato

De itens de cozinha até aplicativos, os investidores (tubarões) avaliam os negócios apresentados pelos participantes e, ao final, decidem se apostam ou não.

Esse processo é dividido em três etapas: apresentação (pitch), questionamentos e negociação.

A apresentação, ou pitch, leva até 3 minutos e é onde o empreendedor precisa “vender o seu peixe” (ba dum tiss). Vale tudo para encantar os tubarões!

Após essa etapa, o participante é fortemente sabatinado. Esse é o momento mais difícil! Os investidores não costumam deixar ponto sem nó. É quando se vê quão preparado o empreendedor está!

Fechando os questionamentos, o empreendedor faz a sua proposta de investimento, dizendo quanto está querendo e qual o percentual da empresa dará em troca.

A partir daí, começam as negociações…

Se o negócio não chamar atenção, ele poderá sair de lá sem nada, mas se acontecer o contrário, os tubarões poderão até brigar entre si e fazer propostas melhores do que a original.

Os tubarões

A seleção dos tubarões para o programa é bem diversificada e cada um tende a colocar dinheiro nos negócios que mais conhece. Muitos empresários famosos já passaram pelo programa, como: Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks, Chris Sacca, investidor do Uber, Twitter e Instagram, Nick Woodman, fundador da GoPro, Daymond John, fundador da FUBU, John Paul DeJoria, fundador da John Paul Mitchell Systems e da The Patron Spirits Company, e até o Ashton Kutcher, ator e investidor do Spotify, Skype e Uber,

Apresentações memoráveis

Nesses anos todos, foram feitas diversas apresentações memoráveis, não apenas pelo montante do investimento obtido, mas por outros motivos que mexeram tanto com o público quanto com os tubarões.

Confira algumas:

Zipz Wine

EmazingLights

Kisstixx

Tree T-PEE

Casos de Sucesso

Desde a sua estreia, o programa tem ajudado a criar bons negócios. Alguns casos de sucesso bem conhecidos são:

Scrub Daddy

Scrub Daddy
Aaron Krause (empreendedor) e Lori Greiner (tubarão)

Uma esponja reusável sorridente  que endurece na água fria e amolece na água quente. Os empreendedores captaram 200 mil dólares por 20% da empresa e depois de 2,5 anos já tinham atingido 50 milhões de dólares em vendas!

Tipsy Elves

Tipsy Elves
Nick Morton (empreendedor), Robert Herjavec (tubarão) e Evan Mendelsohn (empreendedor)

A empresa focada em casacos feios de natal, sim casacos feios de natal, faturava cerca de 900 mil dólares por ano antes de ir ao programa, mas após captarem 100 mil dólares e a ajuda do tubarão Robert Herjavec, foram para 8 milhões de dólares já no ano seguinte!

Edição brasileira

Era cogitada uma versão brasileira do Shark Tank há algum tempo… Em 2010, o Ricardo Bellino, empresário famoso pelos seus negócios com John Casablancas e Donald Trump, fez um grande esforço para trazer esse programa para o Brasil. A RedeTV chegou até a comprar os direitos de exibição na época, mas o projeto não foi lançado.

Foi então que, no começo de 2016, a Floresta Produções, em parceria com o Canal Sony, anunciou o lançamento do Shark Tank Brasil, com um excelente time de tubarões:

  • João Appolinário, dono da Polishop
  • Robinson Shiba, dono da China in Box e Gendai
  • Cristiana Arcangeli, dona da Beauty’in
  • Sorocaba, cantor e empresário musical
  • Camila Farani, investidora especializada em startups
  • Carlos Wizard, fundador da rede de idiomas Wizard

Confira a playlist abaixo e conheça melhor o programa:

E aí, ficou com vontade de assistir? :)

Horário da versão americana: http://br.canalsony.com/programas/shark-tank-negociando-com-tubaroes

Horário da versão brasileira: http://br.canalsony.com/programas/shark-tank-brasil


Já assistiu alguma das versões? Comente o que você achou!

Robson Cristian

O cara que criou esse blog! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *