Artigos

Meus 12 livros para 2020

Robson Cristian
Escrito por Robson Cristian em 23 de janeiro de 2020
Meus 12 livros para 2020
Junte-se a mais de 7 mil pessoas

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos, com prioridade

No meu primeiro artigo do ano, compartilharei a lista de livros que vou ler em 2020. Pensei bastante antes de definir esses livros e garanto que você verá excelentes dicas para sua própria lista de leitura desse ano!

Nessa conta, não entram os trechos de livros e nem os 66 livros da Bíblia. Estou lendo num planejamento anual do aplicativo de Bíblia da YouVersion para Android (tem para iPhone também).

Defini um livro por mês porque tenho uma rotina um bocado cheia e coloquei alguns livros parrudos na lista. Acredito que todos precisam avaliar a agenda com os pés no chão, caso contrário vão se lascar.

Usarei bastante as técnicas que ensino no meu curso de leitura para dar conta do recado. Seguirei o meu esquema de planejamento, todos os cuidados para não cair nos problemas mais comuns da leitura e também usarei algumas técnicas de leitura rápida e memorização.

Explicações dadas. A lista está na mão!

A Arte da Negociação – Donald Trump

Esse é um clássico do mega empresário e atual presidente dos EUA, Donald John Trump. Pelo que espiei no final do ano passado, o livro coloca o leitor para acompanhar o dia-a-dia do figurão para ensinar sua visão de mundo. Muito interessante e importante para não agir histericamente como a mídia brasileira!

Link para olhar de perto na Amazon

O que o CEO quer que você saiba – Ram Charan

Um professor meu do MBA tinha indicado esse livro para turma há uns 3 anos e eu acabei comprando na última Black Friday. O Ram Charan é um autor conhecido no mundo dos negócios e eu já li outros livros dele. As expectativas são boas. Veremos!

Link para olhar de perto na Amazon

Ilusões perdidas – Honoré de Balzac

Esse em particular é um desafio. Um livro muito diferente do meu habitual. Tenho lido somente (uns 97%) não ficção há muito tempo e encarar um clássico do Balzac mexerá com as estruturas do meu cérebro. Servirá muito bem para desenferrujar essa parte da massa cinzenta. Wish me luck!

Link para olhar de perto na Amazon

Iludidos pelo acaso: A influência da sorte nos mercados e na vida – Nassim Nicholas Taleb

Estou com vontade de ler esse livro desde que foi lançado. Se conseguir, quero devorar ele no primeiro trimestre. Veremos. O autor ficou bastante famoso nos últimos anos, provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre ele. Pesquise! :)

Link para olhar de perto na Amazon

O imbecil coletivo: Atualidades inculturais brasileiras – Olavo de Carvalho

Você pode não gostar do velho da Virginia, mas ele previu, com algumas décadas de antecedência, o Brasil de hoje. Estou enrolando para ler esse livro faz uns meses. Agora vai. Tenho mais uma dezena de livros dele na minha lista para os próximos anos.

Link para olhar de perto na Amazon

Princípios – Ray Dalio

Esse livro do investidor bilionário, Ray Dalio, serve de enfeite para a minha estante faz quase dois anos, mas darei uma melhor utilidade para ele nesse ano. Fico desconfiado quando um livro vira modinha em certos grupos e não sei quanto essa leitura realmente será boa. Estou receoso, apesar do autor ser um grande profissional do mercado financeiro. Se for ruim, eu troco por outro. Sem problema.

Link para olhar de perto na Amazon

Só Pode Ser Brincadeira, Sr. Feynman! – Richard Feynman

Nesse livro, o físico laureado com o Prêmio Nobel, Richard Feynman, conta suas divertidas aventuras por esse pálido ponto azul. Inclusive, sua passagem peculiar pelo Brasil. Esse trecho eu li e é de chorar de rir. Devo ler esse em março.

Link para olhar de perto na Amazon

Winston Churchill: uma vida (Volumes I e II) – Martin Gilbert

Em dose dupla, a biografia do cara que venceu a Segunda Guerra Mundial bêbado. Winston Churchill foi mais do que um dos grandes nomes do século XX. Ele entrou para a história como um dos maiores estadistas de todos os tempos.

Link para olhar de perto na Amazon o Volume I

Link para olhar de perto na Amazon o Volume II

O cavaleiro preso na armadura – Robert Fisher

Esse é um livro curtinho para refletir. Já comecei a ler duas vezes, mas não terminei. O livro conta uma fábula muito interessante, mas não darei spoilers aqui. Indico para todo mundo.

Link para olhar de perto na Amazon

Como Fracassar em Quase Tudo e Ainda Ser Bem-Sucedido – Scott Adams

Que nome para um livro, não é? O autor, Scott Adams, é também o criador da série de tirinhas Dilbert. Talvez você conheça. Eu tinha visto uma resenha desse livro há uns anos e resolvi adicionar aqui. Acredito que será uma boa leitura.

Link para olhar de perto na Amazon

The Numbers Behind NUMB3RS – Keith Devlin e Gary Lorden

O seriado Numb3rs é um dos meus favoritos e esse livro conta um pouco sobre a matemática do programa. Coisa de nerd mesmo. Indico para quem está interessado em ciência de dados, tanto a série quanto o livro (que ainda não li, mas deve ser bom).

Link para olhar de perto na Amazon

“Tá pago!”, como diz o pessoal no Instagram naqueles stories na academia. Levei um pouco mais de tempo que gostaria para soltar essa lista, mas está aí. Antes tarde do que mais tarde.

Se você já tentou ler mais e não conseguiu ou se vive comprando livros e não lê tanto quanto gostaria, eu indico dar uma olhada no meu curso de leitura. Ele está com um preço especial para quem leu esse post. Aproveite!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Meus 12 livros para 2020”

Madalena

Já li “Ilusões perdidas”, foi uma das minhas leituras do ano passado. Muito bom!

Robson Cristian

Esse é o que estou mais curioso! :)

Pedro Fattori

Excelente, pois sãodicz\s de especialista confiável.