A Síndrome do Excesso de Informação Pode Destruir Você

A Síndrome do Excesso de Informação Pode Destruir Você

Todos sofremos atualmente de excesso de informação. “Nunca antes na história desse país” tantos conteúdos foram publicados: livros, jornais, revistas, sites, blogs, Facebook, Pulse, Medium, Youtube, Instagram, Snapchat, … .

 “Quanto mais sabemos, menos seguros nos sentimos. É a sensação de que o mundo está girando a muitas rotações a mais do que nós mesmos” – Autor Anônimo

Essa situação está tão complicada que o excesso de informação é chamado por alguns como o mal do século. Gilberto Dimenstein, lá em 2001, já falava das pessoas que não conseguiam dormir por um motivo em especial: não queriam perder o tempo que poderiam usar para consumir mais informações. Será que há alguma chance desse quadro estar pior agora?

Faça uma auto-avaliação

  • Você tem uma sensação de que está ficando ultrapassado e precisa de cada vez mais informação?
  • Você fica com uma sensação de inutilidade se não souber as notícias do dia?
  • Você tem diversos livros ou eBooks que nunca leu?
  • Você tem diversos aplicativos que nunca usa em seu celular?
  • Você se percebe absorvendo informações inúteis o tempo todo?
  • Você se sente obrigado a acessar as mídias sociais todos os dias?

Como resolver esse problema?

Na minha opinião, duas coisas podem “ajudar” nisso: dieta e curadoria. Digo “ajudar” porque não sou pretensioso de dar uma “solução definitiva” para esse problema.

A primeira parte é totalmente com você. Do mesmo jeito que precisa cuidar com as gordices para perder os quilos adicionais, as informações inúteis precisam ficar bem longe do seu cardápio.

Uma dica é usar uma extensão do Chrome para eliminar o feed do Facebook – News Feed Erradicator – já que essa é uma porta para muita informação inútil.

A segunda parte é parcialmente com você. Você não pode exagerar na dieta e ficar totalmente desinformado. A minha sugestão é que você escolha bons curadores de conteúdos e não perca tanto tempo com tanta inutilidade.

Por exemplo, eu criei uma newsletter semanal sobre negócios. Assim as pessoas podem receber apenas bons e relevantes conteúdos, deixando de lado o besteirol que há por todo o lado. Existem outras boas newsletters em que você poderá receber informações de diversos assuntos. Selecione poucas e boas.

Conclusão

Cuidar com o excesso de informação é tão importante quando lidar com o estresse, peso em excesso, entre outras coisas que afetam a sua saúde. Fazer isso não é fácil, como quase tudo na vida, mas pode te dar uma melhor qualidade de vida. Infelizmente, você só perceberá o quanto isso é fundamental quando não tiver mais oportunidade de mudar.


Ficou interessado na newsletter sobre negócios?

Inscreva-se nesse link

Leia também:

P.S:

O Mario Sergio Cortella e o Gilberto Dimenstein lançaram um livro sobre esse assunto: A Era da Curadoria – O que Importa é saber o que Importa. Pode ser uma boa trocar os memes e gifs animados por uma leitura rica.

O melhor preço que eu achei foi na Amazon, com 41% de desconto (24/10/2016).

Robson Cristian

O cara que criou esse blog! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *