Queremos fazer mais coisas e também ter mais tempo. Onde está o erro?

Artigos

Queremos fazer mais coisas e também ter mais tempo. Onde está o erro?

Robson Cristian
Escrito por Robson Cristian em 7 de abril de 2017
Junte-se a mais de 7 mil pessoas

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos, com prioridade

Eu tenho um certo fascínio por entender os sistemas que me cercam. Não que eu fique parado filosofando sobre isso o tempo todo, mas é algo que reflito um pouquinho.

Nisso, o que tem chamado muito a minha atenção são os círculos virtuosos, viciosos e o antagonismo de intenções, principalmente esse último. As pessoas querem ter mais tempo para fazer mais, mas para fazer mais ficarão com menos tempo.

E agora, José?

Capitão Óbvio: mode on

Você não consegue fazer tudo ao mesmo tempo, nem o Jeff Bezos, dono da Amazon, consegue. Isso é impossível. Mesmo com uma equipe gigante, você precisa fazer uma coisa: priorizar.

“Prioridade é uma palavra que não tem plural”, não lembro quem disse isso, mas é uma frase interessante. Toda vez que tentei fazer tudo ao mesmo tempo, eu não fiz nada. Vejo muita gente caindo nesse erro.

[email protected], você pode fazer tudo, mas não ao mesmo tempo. Claro, a não ser que você faça como o Sr. Smith do Matrix e crie cópias. Mas, até para gerenciar essas cópias vai ser um tanto complicado. Se todas quiserem fazer tudo ao mesmo tempo, nada será feito.

Urgente, importante e circunstancial

Nem tudo é urgente e importante, tem muitas vezes em que você está simplesmente “viajando na maionese”. O que de pior pode acontecer se você não fizer a coisa X ou a coisa Y?

Existe a clássica Matriz de Eisenhower, mas eu gosto da divisão feita pelo especialista em produtividade, Christian Barbosa. Eu indico que você leia o livro “A Tríade do Tempo” e entenda como dividir todas as suas tarefas e compromissos em urgentes, importantes e circunstanciais.

Usar uma boa técnica de gestão do tempo é como construir uma ponte. Ela economizará milhares de horas de vida de cada pessoa! Claro, é legal ter um pouquinho de bom senso, não saia como um louco aplicando todas que aparecerem pela frente. Pegue uma e aplique direitinho!

Não acumular problemas

Gosto da frase do Stephen Kanitz que diz que “administrar é não acumular problemas”. Se você está tentando fazer muitas coisas e ter mais tempo, isso demanda um certo nível de administração.

Quanto menos problemas acumularem, mais você conseguirá fazer. Com o tempo, as coisas pioram, aumentam e ficam insustentáveis. Tudo isso te obriga a gastar mais tempo para resolvê-las.

Resumindo, quer fazer mais coisas? Não as acumule. Resolva-as quando ainda são pequenas. Se a sua vida está toda bagunçada, isso levará um tempinho, mas melhorará!

O que está o erro?

O erro está achar que se tem super poderes. O tempo é o recurso mais escasso do mundo. A quantidade de dinheiro em circulação é cada vez maior, mas o mesmo não se pode falar sobre o tempo.

Você pode fazer mais coisas e também ter mais tempo, mas não ao mesmo tempo. Você não precisa fazer mais coisas. Nem tudo é realmente importante. Nem tudo vale a pena ser feito.

Pense nisso!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos, com prioridade

Junte-se a mais de 7 mil pessoas